quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vídeo - Como é o curso de Administração

    Oi, pessoal!

   No final do mês passado completei um ano de formada em Administração (mostrei a reta final da minha faculdade aqui) e finalmente peguei o meu diploma! Quando fiz o vídeo contando como escolhi minha profissão (assistam aqui) uma seguidora pediu que eu fizesse outro falando detalhadamente sobre o curso e quando mostrei meu diploma no Snapchat (brunavasquess) uma outra seguidora fez o mesmo pedido.
    Amei a ideia delas e como sempre digo que estou aqui para ajudar, espero que esse vídeo possa facilitar a escolha de quem ainda está em dúvida de qual carreira seguir e animar quem está começando o curso! =)


Um ano de formados e tenho muita saudade de tudo!

Uma grande conquista, agradecida pela oportunidade que meus pais me deram de cursar uma faculdade!


A profissãoO administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.
Administração de empresas - Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva - Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira - Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira - Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar - Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de produção - Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública - Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos - Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração rural - Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor - Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Comércio exterior - Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.
Controladoria - Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo - Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental - Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade - Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.
Logística - Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing - Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem - Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação - Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
Vendas - Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

O curso - Os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas de formação básica, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade, economia e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing, sistemas da informação, planejamento estratégico, serviços e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.


Calculadora financeira HP 12c.

Na faculdade usei apenas cadernos de dez matérias e foram quatro no total, um para cada ano (dois perídos).

   Espero de verdade que tenham gostado e que esse vídeo ajude vocês de alguma forma!

   Beijos e até sexta, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário